TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO


Assinale a alternativa que apresenta algumas das habilidades de um docente que pretenda trabalhar com tecnologias na sala de aula:


Gestão tecnológica; facilidade de oralização; redação ortográfica correta.


Conhecimento pedagógico; visualização pessoal agradável; domínio de tecnologias.


Pronúncia correta, capacidade de trabalho em equipe; domínio do conteúdo.


Capacidade de trabalho em equipe; reflexão sobre a própria atuação; domínio de tecnologias.


Gestão de espaços virtuais; capacidade de oralização; reflexão sobre a própria atuação.

Mesmo que os recursos não estejam fisicamente instalados nos espaços escolares, a mídia audiovisual invade a sala de aula. A linguagem produzida pela integração entre imagens, movimentos e sons atrai e toma conta das gerações mais jovens [...]. Criar espaços para a identificação e o diálogo entre essas formas de linguagem e permitir que os alunos se expressem de diferentes maneiras favorecem o desenvolvimento da consciência crítica sobre a influência da mídia [...]. ALMEIDA. M.E.B. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção escrita e leitura. In Formação de educadores a distância e Integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007, p.161.

 

Com base nessa premissa, julgue em Verdadeiro (V) ou Falso (F) as afirmativas seguintes e, depois, assinale a opção correta.

 

É necessário que o professor crie oportunidades para que os alunos articulem os conceitos a serem estudados com temas que possam ser aprofundados em informações oriundas das mídias audiovisuais, a fim de que os estudantes desenvolvam representações diversas que entrelacem forma e conteúdo nos significados que eles (re)elaboram.

 

O fundamental para o trabalho com a integração das mídias é investir em infraestrutura tecnológica para que o professor se familiarize com essas mídias e possa incorporá-las à sua prática educativa de forma a desenvolver nos alunos a percepção crítica dos significados implícitos que se pretende impor por meio dessas mídias.

 

O fundamental para o uso das mídia audiovisuais em sala de aula é superar a concepção de mera distribuição de informações de um centro emissor para receptores passivos e considerar todos os envolvidos como sujeitos ativos de um processo de aprendizagem, comunicação e interação multidirecional.

 

É necessário que o professor compreenda as características constitutivas, bem como as potencialidades e as limitações das mídias audiovisuais em relação às formas de interação e construção de significados para que possa incorporá-las ao processo educativo de forma significativa para os estudantes. 


V – F – V – F.


V – F – V – V.


F – V – F – F.


F – F – V – V.


V – V – F – F. 

Tendo em vista o que estudou sobre Tecnologia e Educação, considere as asserções a seguir.

O educador deve ser alguém criativo, competente e comprometido com o advento das novas tecnologias, interagindo em meio à sociedade do conhecimento

 PARA

 ter condições de repensar sua ação e buscar os fundamentos para o uso dessas novas tecnologias, que causam grande impacto na educação e determinam uma nova cultura e novos valores na sociedade.

É correto afirmar que...


a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.


as duas são verdadeiras e a segunda é consequência da primeira.


as duas são verdadeiras e a segunda não é consequência da primeira.


as duas são falsas.


a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.

Com o aparecimento das funcionalidades da WEB 2.0, a facilidade de publicações on-line e a falcilidade de interações entre os cibernautas tornam-se uma realidade.

Assinale, dentre as alternativas apresentadas, aquela que possui ferramentas da WEB 2.0, que facilitam a publicação e a interação.


Windows, Office, YouTube.


Blog, Wiki, YouTube.


Blog, Wiki, Windows.


Wiki, Word, Podcast.


YouTube, Docx, Wiki.

De geração em geração muita coisa e muitos comportamentos mudam. Isso sempre existiu, entretanto, atualmente o que está acontecendo é uma aceleração dessa corrida de gerações, em que a idade é apenas um dos fatores que as separam e que o comportamento, a forma de agir e as novas tecnologias são as principais diferenças. Podemos dividir em cinco gerações: os Baby Boomers, a Geração X, a Geração Y, a Geração Z e a mais nova, Geração Alpha, que começa a aparecer.

Associe, a seguir, cada geração à sua característica correspondente:

(1) A geração Baby Boomer
(2) A Geração X
(3) A Geração Y
(4) A Geração Z
(5) A Geração Alpha
(   ) Em pouco tempo de vida presenciou os maiores avanços na tecnologia e diversas quebras de paradigma do mercado de trabalho. Diferencia-se das anteriores, por apresentar características tais como a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo.
(   ) Essa geração se apresenta como contemporânea ao nascimento da tecnologia. Hoje, estas pessoas estão com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável.
(   ) O seu acesso à informação é totalmente diferente do que aconteceu com as gerações anteriores. Essa geração está cada vez mais ativa, independente e adaptada desde muito cedo às diferentes tecnologias.
(   ) É motivo de reflexão por conta do seu comportamento individualista e de certa forma antissocial. É a geração contemporânea a uma realidade conectada à internet.
(   ) Essa geração surge fazendo uso dos recursos tecnológicos promovidos por sua geração precursora. Vivenciou, no Brasil, acontecimentos como as "Diretas Já" e o fim da ditadura.

3,5,1,4,2


1,3,5,4,2


3,1,2,4,5


3,1,5,4,2


3,1,4,5,2

A chegada das tecnologias no ambiente escolar provoca uma mudança de paradigmas. A informática educativa nos oferece uma vastidão de recursos que, se bem aproveitados, dão suporte ao educador para o desenvolvimento de diversas atividades com seus alunos.

Assinale a alternativa que melhor complementa essa ideia.


A inserção das TICs na educação leva, necessariamente, ao avanço metodológico dos professores e à melhoria da aprendizagem dos alunos.


A adoção das TICs em sala de aula apresenta para os educandos novos caminhos a percorrer. O professor deve ensinar, aos alunos, o uso dessas tecnologias.


A inserção das tecnologias com finalidades educacionais não pode ser executada sem que se faça considerações a respeito do contexto pedagógico no qual serão utilizadas.


A adoção das tecnologias com finalidades educativas interfere, profundamente, no projeto político pedagógico da escola.


A inserção das tecnologias na educação não pode ser feita sem o consenso dos agentes responsáveis pelo ensino que atuam na escola e o consentimento dos pais dos alunos. 

Tendo em vista o que aprendeu a respeito das políticas públicas relacionadas à utilização de tecnologias digitais e mídias na Educação, associe a 1ª coluna com a 2ª, de acordo com a função de cada programa:

(1) ProInfo
(2) TV Escola
(3) RIVED
(4) Rádio Escola
(5) Escola Brasil
(   ) Programa produzido pelo Fundescola em parceria com emissoras de rádio e serviços de alto-falantes, com o objetivo de levar informações úteis a diretores, pais, professores e alunos sobre o dia a dia das escolas.
(   ) Programa educacional que tem o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. Esse programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais.
(   ) Programa de diversos estados brasileiros que visa o uso da Rádio como um instrumento de comunicação a serviço da comunidade escolar e fomentador da cidadania.
(   ) É a televisão pública do Ministério da Educação destinada aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender.
(   ) Programa que visa o desenvolvimento e o uso pedagógico de Objetos de Aprendizagem (OA), para melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno.

5,1,3,4,2


5,1,2,4,3


5,1,4,2,3


5,4,1,2,3


5,1,2,4,3

Atualmente, a evolução da relação do homem com o saber, segundo Pierre Levy (1999), pode considerar quatro momentos importantes na forma como a humanidade guarda e difunde o saber.

Identifique, a seguir, cada momento com sua característica, e assinale a alternativa que apresenta a ordenação correta da 2ª coluna.

( 1 ) 1º momento
( 2 ) 2º momento
( 3 ) 3º momento
( 4 ) 4º momento
(   ) Advento da internet
(   ) Sociedades anteriores à escrita
(   ) Advento da escrita
(   ) Invenção da imprensa

4, 2, 1 e 3.


3, 1, 2 e 4.


4, 1, 2 e 3.


2, 1, 4 e 3.


4, 1, 3 e 2.

Segundo o que estudamos sobre os processos colaborativos de aprendizagem, marque a alternativa que completa corretamente a frase:

 

Quando os alunos se tornam responsáveis por suas aprendizagens...

 

(1)   menos os professores passam a desempenhar um papel de facilitador ou mediador da informação.

(2)   mais os professores passam a desempenhar um papel de facilitador ou mediador da informação.

(3)   menos os pais se interessam pela aprendizagem de seus filhos.

 


A afirmativa (2) completa adequadamente a frase.


A afirmativa (1) completa adequadamente a frase.


A afirmativa (3) completa adequadamente a frase.


As afirmativas (1) e (3) completam adequadamente a frase.


As afirmativas (2) e (3) completam adequadamente a frase.

Na educação de forma geral, a informática tem sido utilizada tanto para ensinar sobre computação, o chamado computer literacy, como para ensinar praticamente qualquer assunto por intermédio do computador. Assim, diversas escolas têm introduzido, em seu currículo escolar, o ensino da informática com o pretexto da modernidade.

Muitas escolas têm investido em salas de informática, as quais geralmente os alunos frequentam uma vez por semana, acompanhados por um monitor ou, na melhor hipótese, por um estagiário de um curso superior ligado à área, proficiente no ensino técnico de computação.

Desse modo, em vez de aprender a utilizar este novo aparato tecnológico em prol de aprendizagem significativa e do acesso universal ao conhecimento, os alunos são “adestrados” no uso da tecnologia computacional em aulas descontextualizadas sem nenhum vínculo com os demais componentes curriculares e sem nenhuma concepção pedagógica.

Assinale a alternativa que está de acordo com a ideia apresentada.


O computador, na escola, deveria ser explorado por um professor especialista em informática, que saberia explorar sua potencialidade e capacidade, tornando possível simular, praticar ou vivenciar novas situações em sala de aula.


A informática educativa deveria se caracterizar pelo uso do computador como suporte ao professor, como um instrumento a mais em sua sala de aula e não como fim em si mesmo.


A informática educativa deveria privilegiar a utilização do computador como a única ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento.


A verdadeira função do computador, na escola, deve ser a de ensinar, melhorando as condições de aprendizagem do aluno.


O computador, na escola, deveria ser o instrumento que ensina o aprendiz, a ferramenta com a qual o aluno desenvolveria algo por intermédio da informática educativa.

Páginas: 1234